A Bíblia

  • Post category:Formação

O que é a Bíblia?
É a coleção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob à inspiração do Espírito Santo, que contém a Palavra de Deus. É uma biblioteca de 73 livros de épocas, autores e escritos diferentes. Muito embora a Bíblia tenha sido inspirada pelo Espírito Santo, foi escrita por homens escolhidos por Deus que, com sua cultura, sua época e sua fé, colaboraram para que Deus se revelasse à humanidade.

Todas as narrações bíblicas foram primeiramente vividas e oralmente transmitidas e só posteriormente escritas. Este período durou aproximadamente 900 anos e tem o nome de Tradição Oral.
A Bíblia nasceu no meio de um povo do Oriente Médio que morava perto do Mar Mediterrâneo. No tempo de Abraão se chamava Terra de Canaã por causa dos canancus que já moravam naquela terra. No tempo da formação do povo se chamou terra de Israel. Bem mais tarde toda essa região recebeu o nome de Palestina.

História da Bíblia

A Bíblia começou a ser escrita durante o reinado de Salomão, por volta do ano 950 a.C. O Antigo Testamento (AT) ficou pronto por volta do ano 50 a.C. O Novo Testamento ficou pronto no final do 1º século. Portanto, a Tradição Escrita durou aproximadamente outros 900 anos.

Nenhum Livro da Bíblia foi escrito com os capítulos numerados. Quem teve a ideia de dividir a Bíblia em capítulos foi Estevan Langton arcebispo de Cantuária, professor na Universidade de Paris, em 1214 d.C. Em 1551 Robert Etiene. redator e editor em Paris, fez a experiência dividindo o NT da língua grega em versículos.
 

O Cânon – A divisão da Bíblia
A Bíblia é dividida em duas partes, o Antigo Testamento contendo os livros que narram a história do Povo de Deus e foram escritos antes de Cristo (a.C). Correspondem a Primeira Aliança e o Novo Testamento contendo os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Contam a história do novo Povo de Deus e foram escritos depois de Crist (d.C.). Correspondem à Nova Aliamiça.

– O Antigo Testamento contém 46 Livros e o Novo Testamento contém 27 Livros.

Livros do Antigo Testamento
O Pentateuco
São os cinco primeiro livros. Eles contém a LEI DA PRIMEIRA ALIANÇA. São também chamados de TORÁ que quer dizer LEI.

São eles: Gênesis, Exodo, Levitico, Números e Deuteronômio.

– Os Livros Históricos: São 16 livros históricos e narram a história da FORMAÇÃO DO POVO, com a vida, os nomes, as lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo.
São eles: Josué – Juizes – Rute – I Samuel – II Samuel – I Reis – II Reis – I Crônicas – II Crônicas – I Esdras – II Esdras ou Meemias – Tobias – Judite – Ester – I Macabeus e II Macabeus.

– Os Livros Sapienciais: São 7 livros sapienciais. Nestes livros encontramos reflexões e expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos e provérbios, nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência da vida.
São eles: Jó – Salmos – Provérbios – Eclesiastes – Cântico dos Cânticos – Sabedoria – Eclesiástico.

– Os Livros Proféticos: São 18 livros proféticos. Estes livros trazem a mensagem, a ação e alguns dados sobre a vida dos profetas.
São eles: lsaías – Jeremias – Lamentações – Báruc – Ezequiel – Daniel – Oséias – Joel – Amós – Abdias – Jonas – Miquéias – Naun – Habacuc – Sofonias – Ageu – Zacarias e Malaquias
 

Livros do Novo Testamento
– Os Evangelhos: são 4 os evangelhos. Evangelho é uma palavra da língua grega que significa BOA NOVA ou BOA NOTICIA.

São eles: Mateus – Marcos – Lucas – João.
Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são também chamados de EVANGELHOS SONÓTICOS porque, colocados em colunas paralelas pode-se perceber muita semelhança entre eles Mc.3,14, Mt.10,5, Lc.6,13. Já o estilo evangelho de João difere destes

– Os Atos dos Apóstolos: Este livro narra sobretudo a reflexão de Lucas sobre os Apóstolos, mas especialmente de Pedro e Paulo. Descreve, também, um pouco da organizaçao e das dificuldades de algumas das primeiras comunidades cristãs e reflete sobre isso com o olhar de Deus.

– As Cartas: São também chamadas de epístolas.

São elas: I Romanos – II Romanos – I Coríntios – II Coríntios – Gálatas – Filipenses – Colossenses – I Tessalonicenses – lI Tessalonicenses – I Timóteo – II Timóteo – Tito – Filêrnon – Hebreus – Tiago – I Pedro – II Pedro – I João – II João – III João – Judas e Apocalipse.

Leia e compare os versículos:
Mc.3,14 “Designou 12 entre eles para ficar em sua companhia”
Mt.10,5 “Estes São os 12 que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado instruções”
Lc.6,13 “Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamos de Apóstolos”