Casamentos

Casamentos

Para marcar um casamento na paróquia, o casal precisa agendar um horário com o padre Altino, na secretaria pelo telefone (18) 3223-3634.
Neste atendimento ele dará inicio ao processo do seu casamento. Para isso você precisara do edital de proclamas (retirado no cartório de registro civil) e o batistério para fins matrimoniais seu e do seu noivo (retirado na igreja onde foram batizados). No mais, no dia do atendimento o padre lhe fornecera maiores detalhes.
Sobre o Sacramento do Matrimônio

Introdução

O Matrimônio é a “íntima comunhão de vida e de amor conjugal que o Criador fundou e dotou com suas leis próprias”, e nasce “do ato humano pelo qual os cônjuges se doam e recebem mutuamente” [GS 48]. Portanto, apesar das variações que sofreu ao longo da história nas diferentes culturas, não é uma instituição meramente humana [cf. CIC 1603].

Todo Matrimônio tem um profundo significado no processo de desenvolvimento integral da pessoa humana: mente, corpo, espírito e relações sociais. “A salvação da pessoa e da sociedade humana está estritamente ligada ao bem estar da comunidade conjugal e familiar” [GS 47,1].

No aspecto religioso, a história da salvação assume a união matrimonial como a imagem e símbolo da aliança que une Deus ao seu povo. Entre os cristãos o matrimônio assume um significado novo e original, proveniente da oferta total e definitiva de Jesus na Cruz pela Igreja e pela humanidade inteira; assim “o Matrimônio dos batizados torna-se símbolo real da Nova e Eterna Aliança, decretada no sangue de Cristo. O Espírito, que o Senhor infunde, doa um coração novo e torna o homem e a mulher capazes de se amarem, como Cristo nos amou [FC 13; Jo 15].

“A Aliança Matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada entre os batizados, à dignidade de Sacramento, por Cristo Senhor” [cf. CIC 1601]. O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda a razão, de igreja doméstica, comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã.

Normas para o Sacramento do Matrimônio

Documentação

A entrega da documentação para a abertura do processo deverá acontecer com, no mínimo 3 [três] meses de antecedência da data agendada.

Os documentos são: segunda via do Batistério, edital de proclamas (Civil) e curso de noivos.

Se o casamento for celebrado por outro sacerdote, agendado pelos noivos, deverá ser apresentado uma declaração de responsabilidade quanto ao cumprimento da data, horário e normas da paróquia Santa Rita de Cássia, assinado pelo assistente [padre ou diácono] responsável.

Preparação para o Matrimônio [Curso de Noivos]

O Matrimônio é uma celebração da Fé, é um Sacramento. Por isso é preparado espiritualmente. O Curso de Preparação de Noivos é realizado com esta finalidade. Os noivos deverão participar da preparação para o casamento, nas datas oferecidas pela paróquia ou pela Diocese, em outras paróquias, sendo apenas exigido o certificado do curso.

A preparação para o Matrimônio é feita pela Pastoral Familiar, sobretudo no Curso de Preparação para o Matrimônio [Curso de noivos]. A Pastoral Familiar fará a preparação dos noivos quanto ao sentido e celebração, quanto aos ritos e aos detalhes que o compõem – leituras, músicas, corais que valorizem o sentido litúrgico e religioso, escolha de fórmula de consentimento, ensaios, testemunhas [padrinhos], assinaturas, decoração, filmagens, etc.

Celebração

O contrato civil também pode ser realizado na Igreja com a presença do cartório, ou com efeito civil [celebrado pelo padre]; para que isso aconteça, deve-se tratar com o pároco antes. Mas o Matrimônio [casamento religioso] é realizado somente na  Igreja, nunca em salão de festas, chácaras, clubes ou outros locais.

É necessário observar a devida pontualidade. Os noivos dispõem de 50 minutos para a realização do casamento. Portanto, que seja observado o horário, para que a celebração seja tranqüila e deixe todos satisfeitos.

Obs: Se houver  atraso a cerimônia será um quanto mais breve, podendo o sacerdote realizá-lo e tirando o que não é essencial na celebração. Neste caso os cumprimentos serão feitos na porta da igreja.

As roupas (noiva e madrinhas) devem estar condizentes com a celebração na Igreja. Cuidado com as roupas muito curtas, decotadas e/ou extravagantes. Lembramos a seriedade do ato religioso.

A entrada das testemunhas [padrinhos] deve acontecer 10 minutos antes do início da celebração, caso algum padrinho não chegar no horário, entrará pelo corredor lateral. Os padrinhos devem ocupar os primeiros bancos. Os pais dos noivos, se desejarem, podem ocupar cadeiras ao lado dos noivos. As crianças (daminhas e outros que tiverem participação  direta na celebração) devem  ocupar os bancos laterais. Caso ainda esteja acontecendo a celebração da santa missa os participantes do casamento devem aguardar para entrar depois do final da celebração.

Não será permitido a entrada de placas ou similares. Se for vontade dos noivos poderão entrar a Bíblia, imagem sacra ou terço.

As alianças, se não estiverem com os noivos, poderão entrar sendo levadas por crianças ou adultos, nunca por animais ou qualquer outra maneira a ferir a dignidade da celebração. Sempre combinar antes com o pároco.

Para os casamentos realizados nos horários das 17h30m os cumprimentos são realizados do lado de fora da igreja para que não atrase o horário da missa. Já o casamento das 20h30m, se não houver atraso, os cumprimentos podem ser realizados dentro da igreja.

Está expressamente proibido jogar arroz na porta da igreja, somente pétalas de rosas e é responsabilidade da equipe de decoração fazer a limpeza do local.

Não se admite a inclusão de ritos não católicos durante a celebração do Sacramento do Matrimônio, tais como ritos de quebra de taças [não são católicos] e outros.

Lembrar as equipes de fotografia e filmagem, bem como convidados que chegarem durante o horário da missa para casamentos após a celebração da mesma, que respeitem o horário da celebração sem interferências no momento da celebração da santa missa.

Cerimonial

É expressamente proibido contratar cerimonial, pois a paróquia já dispõe de uma equipe da Pastoral Familiar preparada para cuidar da celebração.

Os noivos terão um encontro com a equipe de cerimonial da Pastoral Familiar da Paróquia Santa Rita de Cássia para preparar as leituras, receber orientações e serem preparados para o casamento.

Músicas

As músicas devem estar em sintonia com a celebração, ou seja, religiosas e litúrgicas, portanto apresentá-las para o Padre 20 dias antes da celebração para aprovação. Não são permitidas músicas temas de filmes, novelas, músicas da moda ou sucesso do momento porque não são litúrgicas, antes, durante e depois da celebração.

Os noivos devem orientar a equipe contratada para trazer o seu próprio equipamento de som. A Igreja não empresta nem aluga o seu som.

Obs: Não que seja proibido, mas os noivos devem pensar bem na equipe de música a ser contratada. De preferência que sejam católicos, pois não tem sentido convidar para cantar quem não é católico, pois não acreditam no Sacramento do Matrimônio.

Ornamentação

A paróquia não exige que a igreja seja ornamentada, mas caso queiram fazê-lo, que seja uma decoração sóbria, sem exageros. Os ornamentos não podem ser tais que por seu porte impeçam a visão do altar e dos noivos. Não se coloca arranjos ao lado do altar, muito próximo dele ou na sua frente.

Quanto aos arranjos do corredor, sua posição e altura não podem ser tais que dificultem ou impeçam que o fiel tenha plena visão do presbitério.

O horário para a preparação da decoração é no período da manhã até 12h. Para o período da tarde deve-se entrar em contato com a secretaria para acertar o horário de abertura da igreja.

Os noivos e a empresa contratada devem observar as seguintes normas:

– Arranjos: a Paróquia exige que fiquem 3 [três] arranjos, sendo 2 [dois] para o presbitério e 1 para a capela do Santíssimo Sacramento.

Tapete: O mesmo tem que se antiderrapante, não permitimos o uso de qualquer fita adesiva para fixar o tapete. Em caso de algum tipo de acidente, em relação ao não uso do tapete antiderrapante, a empresa contratada assumirá total responsabilidade. O tapete não poderá ser espelhado.

Limpeza: a empresa deverá trazer material próprio para a limpeza do templo.

Obs: Quando houver dois casamentos marcados para o mesmo dia 17h30m e 20h30m os casais de noivos poderão entrar em acordo para dividir despesas de custo de ornamentação visto que entre um e outro casamento há a celebração da santa missa e não há tempo suficiente para uma nova ornamentação para o casamento depois da missa.

Lembramos que não há exclusividade de dia para casamentos. Caso seja marcado um casamento no horário das 20h30m, fica a critério do pároco marcar outro casamento no horário das 17h30m.

Fotos e filmagem

Esses profissionais devem ser contratados pelos noivos. Devem ser orientados quanto à devida discrição. Não podem ficar transitando no altar durante a Celebração; jamais colocar qualquer tipo de objeto sobre o altar; não chamar a atenção das pessoas para as fotos; não instalar nenhum tripé próximo do Padre ou atrás dele; deverão ser colocados somente nas laterais do altar. Durante a homilia não são permitidas fotos ou filmagens muito próximos.

Deverão chegar antes do horário da celebração para receber orientações do pároco.

Testemunhas [padrinhos]

De preferência que sejam casados na Igreja ou solteiros, pois não tem sentido convidar um casal para ser padrinho se eles não comungam e nem acreditam no Sacramento do Matrimonio. A igreja exige apenas duas pessoas, que deverão assinar o Processo de Casamento. Procurar não exagerar na quantidade de padrinhos.

Taxa do casamento

A taxa para cobrir os custos de iluminação e ar condicionado é de 1 [um] salário mínimo estadual. Qualquer dúvida ou dificuldade financeira, procurar a secretaria para esclarecimentos.

Fechar Menu