Sede Santos

“Sede santos, porque eu, Iahweh, vosso Deus, sou santo” [Lv 19,2].

 Eis nossa vocação: ser santos! Deus nos chama a participar de sua presença a fim de sermos introduzidos na divindade.

As palavras que dizemos, revelam nossa vontade, nosso desejo, mas nem sempre mostram o que realmente está em nosso coração.

A santidade do cristão vai além de suas palavras! Está em suas atitudes. É naquilo que faz cotidiano que realmente está refletida sua fé e portanto sua comunhão com o Senhor.

Como não olhar e ver santidade naquela senhora que sai de seu lar e vai até a igreja e dobrando seus joelhos toma a Santíssima Eucaristia e daí vai até a casa de um irmão enfermo e lhe leva a Palavra do Senhor e a comunhão no seu Corpo sagrado. “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” [Mt 25,40]. Ainda vemos a santidade nos jovens que acreditam e buscam o Senhor reunindo-se e vivendo sua alegria na comunidade; nas crianças que sorriem com simplicidade na presença do Senhor.

Somos filhos do Pai celeste e nossa missão é, como um espelho reflete a luz, refletirmos a glória de Deus através de nossas boas ações e depois por nossas palavras. Quem vê a boa ação aceita a palavra, mas quem não vê a boa ação não confia e não crê nas palavras; elas serão como palha lançada ao vento.

A Igreja, povo santo de Deus é como uma lavoura onde os frutos são cheios de vida e tem o saber de eternidade.

A alegria é um sinal daqueles que creem no Cristo vivo e verdadeiro. Manifestemos nossa alegria sempre em nossos atos e na vida da comunidade, exercendo a cada dia o serviço ao Senhor prestado na caridade aos irmãos, principalmente aos mais necessitados, pois isso é verdadeiramente agradável a Deus.

Maria, a mãe santa da alegria verdadeira e modelo de santidade perfeita, interceda por nós e nos faça dignos do nome de cristãos que recebemos desde o nosso batismo, quando nos foi plantada a semente da santidade. Amém.

Padre José Altino Brambilla osb